quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

#Quinquagésimo aniversário da Mafalda

A Biblioteca Escolar não quis deixar passar em branco o 50.º aniversário da Mafalda, personagem criada pelo genial Joaquim Salvador Lavado Tejón,  mais conhecido por Quino, um autor argentino descendente de imigrantes espanhóis da Andaluzia nascido em 1932.
A professora bibliotecária e a professora Alexandra Lopes planificaram conjuntamente uma festa de aniversário para menina terrível da BD.
A BECRE enviou convites aos alunos do 7.ºD e do 7.ºE e às suas professoras Manuela Tomé e Célia Pingo. Todos aceitaram prontamente participar na comemoração, incluindo a professora Ludovina que não quis perder esta atividade.
Primeiramente, fizemos uma visita à exposição alusiva à personagem “Mafalda” e à biografia do seu autor, que tinha sido acondicionada na Biblioteca para esta celebração.
Depois, dirigimo-nos à sala 6, onde decorreu uma breve palestra, levada a cabo pela professora bibliotecária, sobre o contexto socioeconómico desta BD. A professora Alexandra Lopes leu algumas tiras das histórias da nossa personagem e pudemos ver também alguns desenhos animados da “Mafalda e dos seus amigos”.
Por último, voltámos para a biblioteca escolar onde tínhamos uma pequena festa de anos preparada: cantámos todos juntos os parabéns à Mafalda, soprámos as velas, comemos bolo e brindámos com laranjada.

Desejamos que a Mafalda continue a acompanhar muitas gerações de leitores. Ela já faz parte da família.
Maria José Amaral


Ficam alguns depoimentos dos nossos alunos:

O Aniversário da Famosa MAFALDA
A famosa personagem Mafalda festejou o seu quinquagésimo aniversário, no dia 29 de setembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.
Os alunos do sétimo ano foram convidados a celebrar o aniversário da Mafalda, criação de Quino, na Biblioteca da Escola, vendo as suas bandas desenhadas, cantando-lhe os parabéns e comendo bolo de bolacha. Foi uma tarde inesquecível para os alunos.
Maria Delgado nº16 do 7ºC

O 50º Aniversário da Mafalda
A personagem Mafalda fez 50 anos, ontem, e a data foi festejada na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior.
Há 50 anos atrás o escritor Quino criou a Mafalda, em banda desenhada, não esperando que se tornaria tão famosa. Os alunos do 7º ano comemoraram na Biblioteca com bolo de bolacha e sumos.
Joana Duarte nº12 do 7ºC

50º Aniversário Personagem Mafalda
A personagem Mafalda celebrou o seu 50º aniversário, ontem, com os alunos do sétimo ano, na Biblioteca da escola Secundária de Campo Maior.
Duas turmas de sétimo ano foram convidadas para a celebração do 50º aniversário da personagem Mafalda. As turmas viram episódios, cantaram os parabéns, comeram bolo e conversaram. A personagem Mafalda é conhecida mundialmente e é uma criação de Quino.
Flávia Trindade nº8 do 7ºC

Sem comentários: