sábado, 24 de janeiro de 2015

Exposição do centenário da 1ª Guerra Mundial

               No dia 12 de dezembro, pelas 21.00 h, realizou-se na biblioteca escolar a inauguração da exposição do Centenário da 1ª Guerra Mundial, que contou com a participação dos alunos do 9º A, 10º E e 10º D, curso profissional vocacional de turismo.
            No início da inauguração, o aluno do 10ºC, Miguel Tavares, tocou a trompete em homenagem aos mortos em combate.
            Pouco depois, contámos com a presença de dois fadistas, a D.ª Catarina Morcela e o Sr. João Gonçalves, acompanhados na guitarra pelo professor Alexandre Gomes e na guitarra portuguesa pelo Sr. José Rondão. Estes intervenientes amenizaram o sarau com fados relacionados com a guerra.
            Igualmente interessantes foram as leituras alusivas ao confronto bélico. A D.ª Sofia Gaita declamou um texto em francês. Os alunos do 10º A, Bernardo Antunes, David Cardoso, Guilherme Golaio, João Azinhais, Mário Ceteno, Rafael Orelhas e o Ricardo… leram vários trechos de obras literárias portuguesas e recitaram poemas em inglês. O aluno do vocacional secundário do 2º ano, José Belga, recitou um poema em alemão.
             O professor Fernando Antunes agradeceu a todos os colaboradores nesta atividade cuidada e morosa que já vinha sendo preparada desde o mês de setembro.
             No final, todos fomos convidados a ver a exposição e tivemos direito a participar num beberete onde confraternizámos animadamente.
            Esta noite lembrou-nos de que é importante conhecermos o passado para prevenirmos o futuro.
Maria José Amaral

Sem comentários: