quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

"A Bela Adormecida vai à escola" - sugestão de leitura


Era uma vez um monarca que descobriu a existência de um bosque encantado no seu reino, nesse bosque havia uma clareira, nessa clareira, uma casinha encantada e nessa casinha encantada…uma Bela Adormecida! Pois, como nos contos de fadas! Determinado a levar a cabo o seu papel de herói, o jovem monarca decide procurar a sua heroína, dar-lhe o beijo que a libertará do sono secular e desposá-la.
Seria um conto de fadas e acabaria com a familiar frase «casaram e viveram felizes para sempre!», se este rei não vivesse em pleno século XX, num país da Europa central, onde vigora uma monarquia constitucional, onde o poder não mais se concentra na figura do rei, antes se reparte pelas mais variadíssimas instituições. Na realidade as coisas não decorrem da forma simples dos tempos de antanho e os idílicos planos do rei vão enlear-se numa teia difícil de transpor: a sociedade. Governo, ministros, camareiro-mor, concubina real, sindicatos, imprensa, altos funcionários, empresários, partidos políticos, opinião pública, polícia, igreja – todos vão ter uma carta a jogar, uma influência a traficar, uma intriga a tecer, uma pressão a exercer. Todos vão querer tirar partido da situação e todos têm uma palavra a dizer em relação ao futuro do rei.
E a Bela Adormecida? Em sono profundo há mais de quatro séculos, estará desactualizada! Terá de ir à escola! Terá de ser iniciada neste complicado mundo actual onde não há lugar para os nobres valores cavaleirescos de outrora…
Estes são os ingredientes desta divertida narrativa na qual, num tom mordaz e corrosivo, Gonçalo Torrente Ballester satiriza o mundo actual. A Bela Adormecida Vai à Escola é um livro repleto de peripécias hilariantes, surreais e divertidas, nas quais transparece uma perspectiva pessimista, para a qual o próprio autor nos alerta no prefácio do livro quando diz que «…no nosso tempo, com excepção dos tontos, são pessimistas todos os homens que vivem conscientemente a realidade (…). Eu creio que o que mostra uma certa dose de pessimismo é uma compreensão cabal da confusão em que vivemos, e não outra coisa.»
Este livro disponível na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior é um dos tesouros da Literatura do século XX. Sem dúvida um livro que não pode deixar de ler.


Prof. Carla Correia

1 comentário:

AxilaIrritada disse...

Ora cá está.Descobri este blog através do pesquisa no Google sobre este livro.Ainda bem que pesquisei pq estou a gostar imenso do blog e já vi uns qtos livros que quero ler. Só tenho pena que esta escola seja tão longe pq juro q ía bater á porta da biblioteca a pedir livrinhos emprestado lolol.
Estou a principio deste livro e estou a gostar imenso...quando acabar de o ler venho cá dizer se gostei muito ou pouco :)