segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Fábulas


O nome de Leonardo di ser Piero da Vinci, surge ligado à pintura, (quem não conhece a «Mona Lisa» ou «Gioconda»?) à escultura, aos progressos científicos do renascimento foi: pintor, arquitecto, engenheiro, inventor de máquinas, pretenso cozinheiro... e também escritor. Nasceu em Anchiano, Itália, a 15 de Abril de 1452. É considerado um dos maiores génios da Humanidade, uma vez que a criatividade, a capacidade inventiva e a multiplicidade de talentos, conferem-lhe um estatuto muito especial.
Fui surpreendida com um livro de fábulas de sua autoria, que se relacionam com as de Esopo, Fedro e La Fontaine. Sempre gostei de fábulas e do mundo imaginário de animais, flores, água e luz que falam, que têm emoções, reservando sempre uma finalidade moral.
A selecção ficou a cargo de Orlando Neves e das quarenta e quatro fábulas apresentadas no livro, destaco três: O pintassilgo que prefere a morte à perda da liberdade; O pessegueiro que por inveja da nogueira termina partido à sombra da invejada; O vinho e o bêbado, em que por se sentir desconsiderado o vinho troca as pernas ao bêbado e atira-o de cabeça para a mais suja das estrumeiras.
O livro é muito portátil e lê-se a uma velocidade incrível, confesso que ainda li cerca de metade na livraria e o resto num curto serão. A capa e o papel revelam o bom gosto da concepção gráfica... nem podia deixar de ser assim para tamanho génio. Fábulas, de Leonardo Da Vinci, da Editora Prefácio, encontra-se na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior e faz parte das novidades.


A Coordenadora da Biblioteca: Elisabete Fiel

Sem comentários: