segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Zorro - o começo da lenda...


Nesta adição, a nossa sugestão de leitura da Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior apresenta “Zorro – o começo da Lenda”, um livro da Difel e disponível na nossa Escola.
Quem não conhece o famoso Z, a marca inconfundível do célebre herói defensor dos injustiçados? O Zorro é, sem dúvida, um dos heróis que mais fascínio causa, pela sua ousadia e pelo seu arrebatado romantismo. Mas havia uma lacuna nesta personagem lendária: o seu passado permanecia obscuro, incompleto, à mercê da imaginação daqueles que o admiravam. É essa lacuna que Isabel Allende vem preencher com este livro. Através de uma imaginação transbordante, Allende cria uma história empolgante sobre o nascimento, a educação, o crescimento e o desenvolvimento da personalidade de Diego de la Vega, o herói mascarado.
Filho de um rico colono europeu e de uma nativa da tribo Shoshone, Diego nasece no sul da Califórnia, numa época em que as injustiças imperavam sobre o povo da sua mãe, como qual ele partilha valores fundamentais. Do seu pai recebe uma educação europeia: aprende esgrima e a enlaçar o gado, da sua avó índia recebe a iniciação nos conhecimentos ancestrais das tribos nativas e a sua identidade secreta. Aos quinze anos parte para Barcelona a fim de aprimorar a sua educação. Nessa viagem aprende os truques de acrobacia que o vão tornar tão ágil nas suas fugas. Já em terras de Espanha, Diego, que continua a presenciar as injustiças que os poderosos exercem sob os mais fracos e obtém o privilégio de ter aulas de esgrima com o melhor professor, um homem integro que o introduz na sociedade secreta «À Justiça» - um heróico movimento de resistência e de combate social pela causa dos mais fracos - jovem Diego promete defender essa causa por toda a sua vida. Neste livro ficamos a saber como o poderoso Moncada, por despeito e inveja, se torna arqui-inimigo de Diego. As peripécias em Espanha terminam como uma fuga atribulada que inclui perseguições, mortes, amores arrebatados, duelos, combates com piratas destemidos, batalhas intensas, paixões impossíveis, fugas mirabolantes e uma chegada muito atribulada à sua terra natal onde as injustiças estão mais vigorosas que nunca… A vingança de Moncada tinha atingido já a sua família e os seus bens…
Enfim é um livro em que Isabel Allende mostra como é uma brilhante contadora de histórias, daquelas que quando começamos a ler ficamos irresistivelmente presos até ao final e depois perduram as saudades daquelas fascinantes personagens que tivemos o privilégio de conhecer. Não perca este livro que é um dos mais requisitados da nossa Biblioteca e um dos mais vendidos nas nossas Feiras do Livro.

Carla Correia

Sem comentários: