segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A POP ART e Andy Warhol


A Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior iniciou o ano de 2007 com uma exposição sobre a POP ART, destacando um dos seus expoentes máximos: Andy Warhol, coincidindo com os vinte anos sobre a sua morte.
Os artistas da pop art traduziam a observação simples da sociedade de consumo e a figuração baseava-se na televisão, publicidade, vedetas do cinema e da música, produtos alimentares, detergentes, estereótipos, etc. A expressão foi utilizada em 1955, por um crítico de arte inglês e exprimia a produção artística americana e britânica entre 1955 e 1970. Os processos técnicos eram os mais recentes na indústria e no comércio, sobretudo: acrílicos e colagens de materiais estranhos à pintura e a serigrafia.
Andy Warhol, realizou a sua primeira exposição em 1952: «15 Desenhos baseados nos escritos de Truman Capote». Mas, só em 1961 realizou a sua primeira obra em série, recorrendo a uma simples lata de sopa Campbell's como tema da obra. Utilizou ainda garrafas de Coca-Cola, notas de Dólar, reproduzindo continuamente as suas obras, com diferenças entre as várias séries, tornando a sua arte o mais industrial possível, recorrendo a métodos de produção em massa. Estas obras foram expostas, primeiro em Los Angeles, depois em Nova Iorque. Apesar do sucesso destes temas, foi a utilização de figuras públicas como: Jacqueline Kennedy, Marilyn Monroe, Elvis Presley passando por Mao Tse-tung, ou Che Guevara que tornaram as suas obras inconfundíveis, aliando a fotografia à serigrafia.
Warhol chegou a realizar cinema experimental, produzir grupos de música e descobrir novos talentos, foi excêntrico, controverso, talvez excessivo, mas um dos seus maiores legados é a tentativa de colocar a arte ao alcance de todos.
Destaque para o livro: Warhol, de Honnef, da editora Taschen, que comemorou 25 anos de edições de arte em 2006.

A Coordenadora da Biblioteca: Elisabete Fiel

Sem comentários: