quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Direitos Humanos e Quino


No dia 10 de Dezembro teve lugar o dia dos direitos Humanos, facto recordado pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Campo Maior, numa exposição comissariada pelas alunas Ana Marta Cabeções, Diana Ribeiro, Diana Berlinga e sara Nunes do 8º C, num olhar atento sobre a declaração universal e o estado do mundo, onde estamos longe dos direitos fundamentais serem respeitados.
As Bibliotecas Escolares são lugares que consideram todas as religiões e ideologias políticas, tal como está consagrado no manifesto da UNESCO: «O acesso aos serviços e fundos documentais deve orientar-se pela Declaração Universal dos Direitos e Liberdades do Homem, aprovada pelas Nações Unidas, e não deverá ser sujeito a nenhuma forma de censura ideológica, política ou religiosa ou a pressões comerciais». Sendo um espaço laico, a Árvore de Natal foi decorada com o resumo dos direitos humanos pelos alunos do TAE, que recordaram ainda que todos somos diferentes, mas iguais em direitos, destacando os portadores de deficiência.
Destacamos ainda um autor que em 50 anos de carreira demonstra a sua preocupação pelos contrastes de desenvolvimento no mundo: Quino. Com ascendência espanhola, nasce na Argentina e dedica-se aos cartoons, criando a personagem Mafalda, cuja ambição é ser tradutora da ONU com o objectivo de atingir a Paz.
O humor de Quino é contagiante e corrosivo. Assim, deixamos as seguintes sugestões de leitura:
· «Viagem com Quino e Mafalda» - Uma viagem rápida aos melhores cartoons das várias séries, sendo a mais interessante a visão do Mundo por Mafalda.
· «Quanta bondade!» - Um retrato dos contrastes de desenvolvimento do mundo com muito humor.
o Mais informações em : http://www.quino.com.ar/

Sem comentários: