quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

"Caffé Amore" - sugestão de leitura

Caffé Amore é um romance inebriante que combina a sensualidade das suas personagens femininas com a gastronomia, a paisagem, os cheiros e as cores de Itália.
Este livro, editado no passado verão pelas Edições ASA e disponível na Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior, é de leitura compulsiva. Uma vez agarrada pelas fascinantes personagens deste cálido romance, tornou-se-me impossível abandoná-las sem saber o desfecho da sua história, a qual retrata a vida de Maria Domenica, uma jovem bela e inquieta cuja vida, confinada na cozinha da sua mãe e perdida na pequena aldeia de San Giulio, não a satisfaz. Contra as convenções da Itália tradicional, Maria Domenica demonstra, por duas vezes, a sua determinação e coragem e parte à procura do mundo exterior e das respostas que ele contém. Impelida pela desilusão face ao egoísmo e à crueldade em que a tradição a está a soterrar, esta personagem independente e surpreendentemente forte no seu momento de maior fragilidade, abandona, junto com a sua bebé Chiara, a sua cálida mas opressiva Itália e empreende uma longa viagem que a levará à distante, fria e cinzenta Inglaterra. Aí, na terra que faz sua, encontrará por fim a libertação, por encontrar a resposta à sua desesperada procura.
É na companhia da sua filha Chiara, já adulta, que procura conhecer melhor a sua mãe e o seu passado, que empreendemos a viagem de regresso à pequena aldeia San Giulio. A sua procura vai acabar no local de partida da sua mãe e ao invés dela Chiara, fruto de outra geração, consegue encontrar as respostas que vão conferir sentido à sua existência.
De leitura obrigatória para quem gostou da sensualidade de Chocolate, aventure-se neste romance que prefigura uma cálida companhia para este início de Outono.

Professora Carla Correia

Sem comentários: