segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Piratas e outras aventuras...


Recém-chegados de férias e com o a memória fresca das aventuras do maravilhoso Capitão Jack Sparrow, em «O cofre do homem morto», a Biblioteca da Escola Secundária de Campo Maior, quis prestar um tributo às histórias de Black Barty, o Verdadeiro Pirata das Caraíbas, de Aubrey Burl. Uma recolha das verdadeiras façanhas de um bando de piratas, resgatada às fontes originais entre 1718 e 1723.
O mote estava lançado para a recriação de um barco onde os verdadeiros tesouros são livros que nos transportam a mares desconhecidos, a lutas infindáveis e capturas de embarcações.
Foi curioso saber que a Rainha Isabel I de Inglaterra, autorizou e encorajou actividades de pirataria para enfraquecer o império e espanhol, portanto tudo começou com grande legalidade. A carta de «corso» deu-lhes o nome de Corsários, cuja actividade principal era roubar os galeões da prata originária do Perú, um acto de patriotismo. A ideia inglesa foi seguida por franceses, até enfraquecer o império espanhol, em meados do século XVII. Assim, a actividade deixou de ter tão real patrocínio e surgiram os piratas por conta própria, chamados de: Bucaneiros ou Flibusteiros. (saqueadores livres: freebooters), o nome Piratas foi conferido pela palavra grega peirates.
O livro de Aubrey Burl caracteriza a época e o aparecimento da pirataria, e divide-se em três capítulos: 1. Os primeiros dias dos piratas; 2. Os grandes dias dos piratas, destacando Bartholomew Roberts, Barba Negra; 3. Os últimos dias dos piratas.
Black Barty foi um pirata bem sucedido, de trato fino que dispensava o álcool e bebia chá, tinha boas maneiras e era elegante. O mesmo capturou 400 embarcações e arrecadou um tesouro de 51 milhões de libras, embora a vida fosse muito curta. Tudo indica que seria o primeiro a adoptar a bandeira negra acompanhada do crânio e tíbias. No mínimo curioso e de fácil leitura.
Abordagem!
Fonte: Graça, Augusto , Histórias para noites longas, Jornal das Letras, n.º 935, Ano xxvi, .e Burl, Aubrey,Black Barty O verdadeiro Pirata das Caraíbas, Bertrand Editora, 2006.

A Coordenadora da Biblioteca

Sem comentários: